sábado, 3 de novembro de 2018

1. CRONOLOGIA DAS CARTAS PAULINAS

1. CRONOLOGIA DAS CARTAS PAULINAS
Ante as dificuldades que apresenta toda e qualquer cronologia, não admira que no caso das epístolas de Paulo seja difícil atingirmos aquela certeza que todos desejariam. Vejamos:
I. A primeira epístola: Gálatas
Supunha-se, outrora, que esta epístola tivesse sido escrita cerca do ano 57, ou seja na mesma altura em que foi a de Romanos, e talvez Coríntios. Não faltou quem reunisse casos paralelos de doutrina e de estilo em Gálatas e Romanos, mas não se trata de prova convincente de maneira a concluir-se que essas epístolas são contemporâneas, pois os temas comuns a ambas, nomeadamente o da justificação, adaptam-se a qualquer época. Julgou-se, ainda, que Gálatas fosse uma espécie de "rascunho" que Romanos aperfeiçoou, uma vez que se admitem alguns anos de diferença entre a publicação ou aparecimento das duas cartas. Do mesmo modo poderíamos também frisar, que alguns anos medeiam entre a doutrina da crucificação com Cristo e do batismo "em Cristo" dos Gálatas com os mesmos temas mais desenvolvidos em #Rm 6.3-11.
Há, no entanto, um caso que pode levar-nos a supor que a epístola aos Gálatas foi escrita antes de 57, e dirigida aos crentes da Galácia do Sul. Supõe-se, na realidade, que Paulo a destinou às igrejas de Antioquia da Psídia, de Icônio, de Listra e de Derbe, regiões evangelizadas pelo Apóstolo durante a sua primeira viagem missionária. Ora Paulo regressou desta viagem a Jerusalém provavelmente no verão do ano 49, e a carta tinha por fim impedir as atividades de certos doutrinadores judaizantes entre os neoconvertidos da Galácia, sendo, portanto, escrita ainda nesse mesmo ano. Assim, tudo leva crer, que esta carta foi a primeira que Paulo escreveu.
Gálatas - 1:1 - Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,
1.1 Paulo e Bernabé acabavam de terminar sua primeira viagem missionária (Feitos 13.2-14.28) durante o qual visitaram Iconio, Listra e Derbe, cidades na província romana da Galacia (atualmente a Turquia). Ao pouco tempo de seu retorno a Antioquía, Paulo foi acusado por alguns cristãos judeus de diluir o cristianismo, fazendo-o mais favorável para os gentis. Estes cristãos judeus não estavam de acordo com as declarações do Paulo de que os gentis não tinham que cumprir com muitas das leis religiosas, que os judeus tinham obedecido por séculos. Alguns dos acusadores do Paulo inclusive o tinham seguido a algumas das cidades da Galacia e disseram aos gentis convertidos que deviam circuncidar-se e cumprir com as leis judias e seus costumes para ser salvos. De acordo a estes homens, os gentis deviam ser judeus a fim de chegar a ser cristãos.
Em resposta a este ataque, Paulo escreveu esta carta às Iglesias na Galacia; nela, ele explica que ao cumprir com as leis do Antigo Testamento ou as leis judias não obteriam salvação. Uma pessoa é salva por graça mediante a fé. Paulo escreveu esta carta em 49 D.C., pouco tempo antes do concílio de Jerusalém, que também tratou sobre a lei versus a graça (Feitos 15).
1.1 Paulo foi chamado a ser apóstolo pelo Jesus Cristo e Deus o Pai. Apresentou seus créditos do começo desta carta porque alguns na Galacia estiveram questionando sua autoridade.
1.1 Para maior informação a respeito da vida do Paulo veja-se seu perfil em Feitos 9. Nessa época Paulo tinha sido cristão por quase quinze anos.
Gálatas - 1:2 - e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
1.2 No tempo do Paulo, Galacia era a província romana situada na parte central da atual a Turquia. Grande parte da região descansava sobre uma larga e fértil meseta e um grande número de pessoas se transladou a esta região por ser favorável para a agricultura. Uma das metas do Paulo durante sua viagem missionária foi visitar as regiões que fossem centros de numerosa população, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas. 

2. II. Epístolas da segunda viagem missionária: 1 e 2 Tessalonicenses
Durante a segunda viagem missionária Paulo partiu da cidade de Trôade, na Ásia Menor, para a Europa, com o fim de evangelizar as cidades de Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto, onde chegou por fins do ano 51. Nesta última cidade encontrou-se com Timóteo e Silas, que lhe narraram pormenorizadamente a situação dos neoconvertidos de Tessalônica (At 18.5), aos quais Paulo logo dirigiu a sua 1Ts, possivelmente durante o ano de 52. A 2Ts deve ter sido escrita pouco depois, também de Corinto.
1 Tessalonicenses - 1:1 - Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.
1.1 Paulo e seus acompanhantes, provavelmente chegaram a Tesalónica a começos do verão do ano 50 D.C. Estabeleceram a primeira igreja cristã em dita cidade, mas tiveram que sair apressadamente porque suas vidas estavam ameaçadas (Act_17:1-10). Na primeira oportunidade que teve, talvez quando se deteve em Corinto, Paulo enviou ao Timoteo de volta a Tesalónica para ver como estavam os novos crentes. Timoteo voltou para o Paulo com muito boas notícias: os cristãos na Tesalónica se mantinham firmes na fé e estavam unidos. Mas tinham algumas pergunta relacionadas com sua nova fé. Paulo não tinha tido tempo para as responder todas durante seu breve visita e, enquanto isso, tinham surto outras. portanto, escreveu esta carta para responder a suas interrogantes e para elogiá-los por sua fidelidade a Cristo.
1.1 Para maior informação sobre o Paulo, veja-se seu perfil em Feitos 9. O perfil do Timoteo se acha em 1 Tmmoteo. Silas acompanhou ao Paulo em sua segunda viagem missionária (Feitos 15.36-17.15). Ajudou ao Paulo a estabelecer a igreja na Tesalónica (Act_17:1-9). O menciona além em 2Co_1:19; 2Th_1:1 e em 1Pe_5:12. O perfil do Silas se encontra em Feitos 16.
1.1 Tesalónica era a capital e a cidade maior da província romana da Macedônia (com uma população aproximada dos 200.000 habitantes). A estrada mais importante de Roma (a Via Egnacia), que se estendia de Roma e chegava até o Oriente, passava pela Tesalónica. Esta estrada, junto com o florescente porto desta cidade, fez da Tesalónica um dos centros de comércio mais ricos e florescentes do Império Romano. Reconhecida como uma cidade livre, Tesalónica pôde autogobernarse e foi eximida de grande parte das restrições impostas por Roma a outras cidades no Império. Entretanto, seu sabor internacional atraiu a muitas religiões pagãs e influências culturais que desafiaram a fé dos novos cristãos.
2. Continuação. 2 Tessalonicenses - 1:1 - Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:
1.1 Paulo escreveu esta carta desde Corinto menos de um ano depois de que escrevesse 1 Tesalonicenses. O e seus companheiros Timoteo e Silas tinham visitado Tesalónica na segunda viagem missionária do Paulo (Act_17:1-10). Naquela visita estabeleceram a igreja, mas Paulo teve que sair apressadamente por causa da perseguição. Isto o motivou a escrever sua primeira carta (1 Tesalonicenses) a que contém palavras de consolo e fôlego. Depois Paulo ouviu sobre a forma em que os tesalonicenses tinham reagido a sua carta. As boas notícias eram que seguiam crescendo em sua fé. Mas as más notícias eram que se estavam difundindo falsos ensinos sobre o volta de Cristo, levando a alguns a que deixassem seus trabalhos e se dedicassem a esperar o fim do mundo. De modo que Paulo teve que lhes voltar para escrever. Enquanto que o propósito da primeira carta do Paulo foi lhes confortar com a segurança da Segunda Vinda de Cristo, esta segunda tinha o propósito de corrigir falsos ensinos a respeito da Segunda Vinda.
1.1 Paulo, Silas e Timoteo estiveram juntos em Corinto (Act_18:5). Paulo escreveu esta carta em nome dos três. Com freqüência incluía o Timoteo como corremitente de suas cartas (veja-se Phi_1:1; Col_1:1; 1Th_1:1). Para maior informação a respeito do Paulo, vejam-se seu perfil em Feitos 9. O perfil do Timoteo o achará em 1 Tmmoteo e o do Silas em Feitos 16.
1.1 Tesalónica era a capital e a cidade maior da província romana da Macedônia. A estrada mais importante, que se estendia de Roma até o Oriente, passava pela Tesalónica. Esta estrada, junto com a cidade portuária, fizeram da Tesalónica um dos centros comerciais de maior riqueza e de maior desenvolvimento no Império Romano. Reconhecida como uma cidade livre, lhe permitiu autogobernarse e foi excetuada de grande parte das restrições impostas por Roma em outras cidades. devido a este clima aberto, a cidade tinha muitas religiões pagãs e influências culturais que eram um desafio para a fé cristã.
3. III. Epístolas da terceira viagem missionária: 1 e 2 Coríntios e Romanos
Nesta viagem Paulo passou cerca de 3 anos em Éfeso (53-56), de cuja cidade escreveu a 1 aos Coríntios, talvez no ano de 55 (1Co 16.8). Depois seguiu para a Macedônia, onde redigiu a 2 aos Coríntios, talvez só em 56 (2Co 7.5). Percorrendo, em seguida, diversos lugares da Grécia (Acaia), permaneceu perto de três meses em Corinto, sendo hóspede de Gaio (Rm 16.23; 1Co 1.14), e aí teve oportunidade de dirigir a sua epístola aos Romanos, possivelmente cedo no ano 57.
1 Coríntios - 1:1 - Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
1.1 Paulo escreveu esta carta à igreja em Corinto enquanto visitava Efeso, em sua terceira viagem missionária (Feitos 19.1-20.1). Corinto e Efeso estavam frente a frente, cruzando o mar Egeu. Paulo conhecia muito bem à igreja em Corinto porque tinha permanecido dezoito meses ali durante sua segunda viagem missionária (Act_18:1-18). Estando no Efeso, inteirou-se dos problemas em Corinto (Act_1:11). Quase simultaneamente, uma delegação da igreja de Corinto visitou o Paulo para lhe pedir seu conselho em relação com as divisões (Act_16:17). Paulo escreveu esta carta para lhes ajudar a corrigir aqueles problemas e também aproveitou a oportunidade para responder as perguntas que a igreja lhe tinha exposto em uma missiva anterior (Act_7:1).
1.1 Paulo tinha sido especialmente chamado Por Deus para pregar a respeito do Jesus Cristo. Cada cristão tem uma tarefa que cumprir, um papel que desempenhar ou uma contribuição que fazer. Qualquer atribuição pode parecer mais espetacular que outra, mas todas são necessárias para levar a cabo os planos grandiosos de Deus em favor do mundo (12.12-27). Seja útil a Deus, usando seus dons a seu serviço. À medida que descubra o que O quer para você, esteja preparado para lhe servir.
1.1 Sóstenes pôde ter sido o secretário do Paulo, que escreveu a carta enquanto Paulo ditava. Foi possivelmente o líder da sinagoga judia em Corinto (Act_18:17), que fora golpeado durante um ataque ao Paulo e que mais tarde chegou a ser crente. Sóstenes era muito conhecido pelos membros da igreja em Corinto, por isso, Paulo inclui seu nome no início de sua carta.
1 Coríntios - 1:2 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1.2 Corinto era um depósito gigantesco de cultura, com uma grande diversidade de riqueza, religiões, intelecto e normas morais. Tinha a reputação de ser apaixonadamente independente e tão decadente como qualquer outra cidade no mundo. Os romanos destruíram Corinto em 146 a.C. depois de uma rebelião. Mas em 46 a.C., o imperador romano Julho César a reconstruiu por ser um porto marítimo estratégico. Nos dias do Paulo (50 D.C.) os romanos tinham feito de Corinto a capital da Acaya (atualmente a Grécia). Era uma cidade grande, oferecia a Roma ganhos importantes por meio do comércio assim como também pelo amparo militar de seus portos. Mas a prosperidade da cidade a fez presa de todo tipo de corrupção. A idolatria floresceu, portanto chegaram a existir mais de uma dúzia de templos pagãos que empregavam, pelo menos, mil prostitutas. A reputação foi tal que as prostitutas em outras cidades começaram a ser chamadas "garotas corintias"
1.2 Um convite pessoal faz que alguém se sinta querido e bem-vindo. Nós somos chamados "a ser Santos". Deus nos tem feito chegar um convite pessoal para que sejamos cidadãos de seu reino eterno. Mas Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o único que pode nos levar a seu reino glorioso, porque é o único que tira nossos pecados. Santificados significa que somos escolhidos e apartados por Cristo e para seu serviço. Aceitar o convite de Deus significa aceitar a seu Filho, Jesus Cristo, e confiar na obra que levou a cabo na cruz para perdoar nossos pecados.
1.2 Paulo ao incluir em sua saudação a todos os que "em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo" esclarece que esta carta não é privada. Apesar de que tem que ver com assuntos específicos que a igreja de Corinto estava enfrentando, todos os cristãos poderiam lê-la. A igreja de Corinto deveu ter incluído uma grande variedade de crentes: mercados ricos, operários comuns, as que tinham sido prostitutas no templo assim como famílias de classe média. Pelo fato de que existia tal variedade de gente e trasfondos, Paulo faz uma ênfase muito especial tanto na unidade espiritual como em assemelhar-se ao caráter de Cristo.
2 Coríntios - 1:1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, juntamente com todos os santos de toda a Acaia:
1.1 Paulo visitou Corinto em sua segunda viagem missionária e fundou uma igreja ali (Act_18:1ss). Mais tarde escreveu várias cartas à igreja em dito lugar, dois das quais foram incluídas na Bíblia. A primeira carta do Paulo enviada a Corinto se perdeu (1Co_5:9-11), sua segunda carta é a que denominamos 1 Corintios, a terceira também se perdeu (1Co_2:6-9; 1Co_7:12); e sua quarta carta é a que nos ocupa, quer dizer, 2 Corintios, que foi escrita perto de um ano depois de 1 Corintios.
Paulo escreveu 1 Corintios a fim de enfrentar a divisão que se produziu na igreja. Como seu conselho não foi considerado nem resolvidos os problemas, visitou Corinto pela segunda vez. Esta visita foi dolorosa tanto para ele como para a igreja (1Co_2:1). Logo planejou uma terceira visita, mas a adiou e em seu lugar escreveu 2 Corintios. depois de escrevê-la, visitou Corinto uma vez mais (Act_20:2-3).
1.1 Paulo tinha grande respeito pelo Timoteo (vejam-se Phi_2:19-20; 1Ti_1:2), um de seus companheiros de travessia (Act_16:1-3). Acompanhou ao Paulo a Corinto em sua segunda viagem missionária, e Paulo o enviou ali, pouco depois, a ministrar (1Co_4:17; 1Co_16:10). O relatório do Timoteo ao Paulo a respeito da crise na igreja de Corinto motivou que o apóstolo realizasse uma visita sem planejar para tratar o problema em pessoa (veja-se 2.1). Para maior informação a respeito do Timoteo, veja-se seu perfil em 1 Tmmoteo.
1.1 Os romanos tinha feito de Corinto a capital da Acaya (a parte sul da Grécia atual). A cidade era um centro comercial florescente por ser porto. Com os milhares de marinhos que desembarcavam ali cada ano, Corinto chegou a ter a reputação de uma das cidades mais imorais no mundo antigo. Muitos templos pagãos se caracterizavam por suas formas de imoralidade sexual e o culto aos ídolos. Mais ainda, a palavra grega empregada para a prática de imoralidade sexual foi "corintianizar". Uma igreja cristã nesta cidade teria que enfrentar grandes pressione e conflitos. Para maior informação relacionada com Corinto, veja-a primeira nota em 1Co_1:2.
Romanos - 1:1 - Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 
 Esta longa saudação pode ser resumida, em sua formalidade a: “Paulo, a todos os romanos: graça e paz.” No entanto, o autor aproveita para desenvolver cada termo usado, no sentido de apresentar-se como apóstolo, e apresentar aquele de quem se diz servo. Não bastando sua auto-apresentação, desenvolve, também, a segunda parte da saudação, falando sobre o chamado à santidade daqueles que recebem a graça do Pai e a paz do Filho.
1.1 Paulo escreveu esta carta à igreja em Roma. Ainda nenhum líder da igreja (Jacóo, Pedro, Paulo) tinha estado ali; a igreja se estabeleceu com crentes que visitaram Jerusalém durante o Pentecostés (Act_2:10) e viajantes que ouviram as boas novas em outros lugares e o levaram a Roma (por exemplo, Priscila e Aquila; Act_18:2; Rom_16:3-5). Paulo escreveu a carta aos Romanos durante seu ministério em Corinto (ao final de sua terceira viagem missionária, antes de voltar para Jerusalém; Act_20:3; Rom_15:25) para animar aos crentes e para lhes expressar seu desejo de visitá-los algum dia (em um lapso de três anos o fez). A igreja romana não tinha o Novo Testamento, porque talvez os Evangelhos não tinham circulado em sua forma escrita final. portanto, esta carta pode muito bem ser a primeira peça de literatura cristã que os romanos viram. Escrita a judeus e gentis cristãos, a carta aos Romanos é uma apresentação sistemática da fé cristã.
1.1 Quando Paulo, um judeu devoto que antes era um perseguidor de cristãos, acreditou, Deus o usou para pulverizar o evangelho através de todo o mundo. Apesar de sua prisão, Paulo finalmente pregou em Roma (Feitos 28) possivelmente até ao mesmo César. se desejar mais informação a respeito do Paulo, veja-se Feitos 9.
1.1 Paulo humildemente se autodenomina servo (escravo) do Jesus Cristo. Para um cidadão romano (e Paulo o era), optar por ser escravo era inimaginável, mas Paulo escolheu ser completamente dependente e obediente a seu Senhor amado. Qual é sua atitude para Cristo o Senhor? Nossa obediência ao capacita para ser úteis e servos e assim realizar o trabalho que na verdade importa.
4. IV. Epístolas escritas na prisão em Roma: Efésios, Colossenses, Filemom e Filipenses
Após tormentosa viagem marítima, Paulo chega a Roma, talvez no ano 60. No ano seguinte, ou seja em 61, escreveu Efésios, Colossenses e Filemom, com pequenos intervalos. As duas primeiras contêm vários passos paralelos e foram enviadas pelo mesmo mensageiro, Tíquico (Ef 6.21; Cl 4.7). A Carta a Filemom foi dirigida a um cristão de destaque, que se encontrava em Colossos. Também deve ter tido o mesmo portador que as precedentes, embora desta vez o acompanhasse um escravo de nome Onésimo (Cl 4.7-9). Só mais tarde, provavelmente em 62, apareceu a epístola aos Filipenses, em que Paulo aguarda para breve a sua libertação (cf. Fp 1.25; Fp 2.23-24).
Efésios - 1:1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
1.1 Paulo escreveu esta carta à igreja do Efeso e a todos os crentes, a fim de lhes dar um ensino profundo na maneira de nutrir e manter a unidade da igreja. Quis que circulasse esta informação importante em forma escrita porque ele se achava na prisão e não podia visitar as Iglesias pessoalmente. As palavras "no Efeso" não aparecem em alguns dos manuscritos mais antigos. portanto, isto se parece muito a uma carta circular às Iglesias locais da região. Paulo não faz referência a algum problema em particular nem a uma situação local, tampouco inclui saudações pessoais.
1.1 Fazia quase trinta anos que Paulo era cristão. Levou a cabo três viagens missionárias e estabeleceu Iglesias ao redor do mediterrâneo. Quando escreveu Efesios, achava-se sob arresto domiciliário em Roma (veja-se Act_28:16ss). Apesar de achar-se preso, tinha a liberdade de receber visitas e escrever cartas. se desejar mais informação do Paulo, veja-se seu perfil em Feitos 9.
1.1 Efeso foi uma das cinco cidades maiores do Império Romano, junto com Roma, Corinto, Antioquía e Alejandría. Paulo visitou pela primeira vez Efeso em sua segunda viagem missionária (Act_18:19-21) e durante sua terceira viagem missionária permaneceu ali quase três anos (Feitos 19). Mais tarde se reuniu com os anciões da igreja do Efeso no Mileto (Act_20:16-38). Efeso era um centro comercial, político e religioso para toda a Ásia Menor. O templo à deusa Artemisa (Diana é seu equivalente romano) achava-se localizado ali.
1.1 "Fiéis em Cristo Jesus" Que reputação mais sobressalente! Tal título seria muito honroso para qualquer crente. Que falta para que outros lhe dêem esse qualificativo? Pratique o jejum, obedeça com fidelidade a Deus até nos detalhes da vida e, como no caso dos efesios, será conhecido como uma pessoa fiel ao Senhor.
Colossenses - 1:1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
1.1 Colosenses, assim como Filipenses, Efesios e Filemón, é chamada a epístola das prisões porque Paulo a escreveu do cárcere em Roma. Esta prisão foi em realidade uma casa onde Paulo permaneceu sob custódia todo o tempo (provavelmente encadeado a um soldado), mas gozando de certas liberdades que não se ofereciam a todos os detentos. Lhe permitiu escrever cartas e receber a qualquer visitante que ele queria ver.
1.1 Paulo foi apóstolo "pela vontade de Deus". Quase sempre apresentava seus créditos como eleito e enviado de Deus já que não tinha formado parte dos doze apóstolos escolhidos Por Deus. Apóstolo significa eleito e enviado Por Deus como missionário ou embaixador. Pela vontade de Deus significa que foi designado, não foi um assunto de aspirações pessoais.
1.1 Paulo menciona ao Timoteo em outras cartas do Novo Testamento como: 2 Corintios, Filipenses, 1 e 2 Tesalonicenses e Filemón. Paulo também escreveu duas cartas ao Timoteo (1 e 2 Tmmoteo). Para maiores detalhes sobre eles, dois dos maiores missionários da igreja primitiva, vejam o perfil do Paulo em Feitos 9 e o do Timoteo em 1 Tmmoteo. 
 - by Bíblia Comentada por Versículo. - http://bit.ly/2aj6IMh
Colossenses - 1:2 - aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
1.2 A cidade do Colosas ficava a 160 km ao leste do Efeso, sobre o rio Lico. Não era tão popular como sua vizinha Laodicea, mas como centro comercial era uma encruzilhada para idéias e religiões. Colosas tinha uma população judia populosa, muitos judeus fugiram ali quando se viram forçados a sair de Jerusalém sob a perseguição do Antíoco III e IV, quase 200 anos antes de Cristo. A igreja no Colosas foi fundada pelo Epafras (1.7), um dos convertidos do Paulo. Este ainda não tinha visitado esta igreja. Seu propósito ao escrever foi refutar os ensinos heréticos a respeito de Cristo que estava causando confusão entre os cristãos ali.
1.2, 3 As cartas no tempo do Paulo, quase sempre começavam identificando ao escritor e aos leitores, seguido de uma saudação de paz. Paulo, usualmente, adicionava elementos cristãos a suas saudações, recordava a seus leitores sua chamada Por Deus para difundir o evangelho; enfatizava que a autoridade de suas palavras vinham de Deus e lhe dava obrigado por suas bênções.
A carta a Filêmon é dirigida, não a uma congregação, mas a uma pessoa específica, e trata de um assunto particular. Salientando ainda mais a natureza pessoal da carta, Paulo escreveu-a de seu próprio punho, em vez de usar um secretário.
Qual foi o motivo dessa carta pessoal de Paulo a Filêmon? Foi o seguinte: Paulo devolvia a Filêmon seu escravo Onésimo. Este fugira, e talvez até mesmo tivesse roubado dinheiro de Filêmon para financiar sua viagem a Roma. De algum modo, Onésimo entrara em contato com Paulo, em Roma, escutara sua pregação e se tornara cristão. Como tal, foi muito útil em ministrar a Paulo, e o apóstolo afeiçoou-se muito dele. Mas Paulo não queria reter Onésimo ali sem o consentimento de Filêmon. Portanto, com a aprovação de Onésimo, Paulo o devolvia a Filêmon — não mais como mero escravo, mas agora como amado irmão no Senhor.
Que Onésimo era então irmão de valor e de confiança é também evidenciado por se confiarem a ele e a seu companheiro Tíquico as cartas de Paulo às congregações de Éfeso e de Colossos. (Efésios 6:21, 22; Colossenses 4:7-9) Em ambas as cartas, Paulo aconselha os escravos a serem obedientes a seus amos. (Efésios 6:5-7; Colossenses 3:22, 23) Portanto, Paulo agia em harmonia com o seu conselho ao enviar Onésimo de volta. Respeitava a propriedade de outros e vivia de acordo com o seu conselho de sujeitar-se ao arranjo governamental cristão existente. — Romanos 13:1-7; 1 Coríntios 7:20-24.
Paulo também exemplificou seu próprio conselho de mostrar humildade, amor e preocupação com os outros. (Efésios 4:1-3; Filipenses 2:3, 4; Colossenses 3:12-14) Em vez de forçar Filêmon, pelo peso da autoridade apostólica, a perdoar Onésimo e recebê-lo como irmão, Paulo humildemente apelou para ele à base do amor cristão e de sua amizade pessoal. (Filêmon 8, 9, 17) Que excelente exemplo para os superintendentes cristãos da atualidade!
Filêmon estava endividado com Paulo, pois foi por intermédio de Paulo que aprendera as boas novas e fora liberto da escravidão ao paganismo. Contudo, ele tinha o direito legal de maltratar e ser duro com Onésimo, visto que a lei romana lhe dava esse direito. E certamente tinha motivos para estar zangado com ele. Paulo não só incentivou Filêmon a mostrar bondade, perdão e misericórdia, mas o apóstolo também estava disposto a fazê-lo. “Se [Onésimo] te fez alguma injustiça ou te deve algo”, escreveu Paulo, “põe isso na minha conta. . . . Eu o pagarei de volta”. — Filêmon 18, 19.
Certamente, conforme mostrado no livro de Filêmon, os primitivos escritores e instrutores do cristianismo viviam segundo os princípios cristãos. Praticavam o que pregavam.
A carta a Filêmon é dirigida, não a uma congregação, mas a uma pessoa específica, e trata de um assunto particular. Salientando ainda mais a natureza pessoal da carta, Paulo escreveu-a de seu próprio punho, em vez de usar um secretário.
Qual foi o motivo dessa carta pessoal de Paulo a Filêmon? Foi o seguinte: Paulo devolvia a Filêmon seu escravo Onésimo. Este fugira, e talvez até mesmo tivesse roubado dinheiro de Filêmon para financiar sua viagem a Roma. De algum modo, Onésimo entrara em contato com Paulo, em Roma, escutara sua pregação e se tornara cristão. Como tal, foi muito útil em ministrar a Paulo, e o apóstolo afeiçoou-se muito dele. Mas Paulo não queria reter Onésimo ali sem o consentimento de Filêmon. Portanto, com a aprovação de Onésimo, Paulo o devolvia a Filêmon — não mais como mero escravo, mas agora como amado irmão no Senhor.
Que Onésimo era então irmão de valor e de confiança é também evidenciado por se confiarem a ele e a seu companheiro Tíquico as cartas de Paulo às congregações de Éfeso e de Colossos. (Efésios 6:21, 22; Colossenses 4:7-9) Em ambas as cartas, Paulo aconselha os escravos a serem obedientes a seus amos. (Efésios 6:5-7; Colossenses 3:22, 23) Portanto, Paulo agia em harmonia com o seu conselho ao enviar Onésimo de volta. Respeitava a propriedade de outros e vivia de acordo com o seu conselho de sujeitar-se ao arranjo governamental cristão existente. — Romanos 13:1-7; 1 Coríntios 7:20-24.
Paulo também exemplificou seu próprio conselho de mostrar humildade, amor e preocupação com os outros. (Efésios 4:1-3; Filipenses 2:3, 4; Colossenses 3:12-14) Em vez de forçar Filêmon, pelo peso da autoridade apostólica, a perdoar Onésimo e recebê-lo como irmão, Paulo humildemente apelou para ele à base do amor cristão e de sua amizade pessoal. (Filêmon 8, 9, 17) Que excelente exemplo para os superintendentes cristãos da atualidade!
Filêmon estava endividado com Paulo, pois foi por intermédio de Paulo que aprendera as boas novas e fora liberto da escravidão ao paganismo. Contudo, ele tinha o direito legal de maltratar e ser duro com Onésimo, visto que a lei romana lhe dava esse direito. E certamente tinha motivos para estar zangado com ele. Paulo não só incentivou Filêmon a mostrar bondade, perdão e misericórdia, mas o apóstolo também estava disposto a fazê-lo. “Se [Onésimo] te fez alguma injustiça ou te deve algo”, escreveu Paulo, “põe isso na minha conta. . . . Eu o pagarei de volta”. — Filêmon 18, 19.
Certamente, conforme mostrado no livro de Filêmon, os primitivos escritores e instrutores do cristianismo viviam segundo os princípios cristãos. Praticavam o que pregavam.
Filipenses - 1:1 - Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:
1.1 Esta é uma carta pessoal aos filipenses, não pretendia ser uma circular como a carta aos efesios. Paulo queria agradecer aos crentes por havê-lo ajudado quando teve necessidade. Também desejava lhes dizer por que desfrutava de gozo completo apesar de sua prisão e de seu conseguinte julgamento. Nesta carta, Paulo aconselha aos filipenses a respeito da humildade e a unidade, e lhes adverte quanto aos problemas potenciais.
1.1 Em sua primeira viagem missionária, Paulo visitou povos próximos a seu centro de operações na Antioquía de Síria. Em suas segunda e terceira viagens, estendeu-se ainda muito mais. devido às grandes distancia entre as congregações que fundou, não podia as fiscalizar pessoalmente. Por isso, teve que lhes escrever cartas para ensinar e animar aos crentes. Por fortuna, Paulo tinha uma equipe de voluntários (que incluía o Timoteo, Marcos e Epafras) que entregavam estas cartas em pessoa e pelo general permaneciam com as congregações por um tempo para as ensinar e as animar.
1.1 Para maior informação a respeito do Paulo, veja-se seu perfil em Feitos 9. O perfil do Timoteo se encontra em 1 Tmmoteo 6.
1.1 A colônia romana do Filipos estava se localizada ao norte da Grécia (chamada a Macedônia nos dias do Paulo). Felipe II da Macedônia (o pai do Alejandro o Grande) tomou a antiga cidade da Tracia ao redor de 357 a.C., engrandeceu-a e fortaleceu e lhe deu seu nome. Este centro comercial próspero se achava no cruzamento entre a Europa e Ásia. Pelo ano 50 D.C., Paulo, Silas, Timoteo e Lucas cruzaram o mar Egeu da Ásia Menor e desembarcaram no Filipos (Act_16:11-40). A igreja no Filipos estava formada principalmente de gentis (não judeus). Como não estavam familiarizados com o Antigo Testamento, Paulo não se referiu especificamente a dita parte das Escrituras nesta carta.
1.1 Bispos e diáconos conduziam as Iglesias cristãs primitivas. As qualidades e responsabilidades dos bispos são explicadas em detalhe em 1Ti_3:1-7 e Tt_1:5-9. As qualidades e deveres dos diáconos se expressam em 1Ti_3:8-13. Os Santos são todos aqueles que acreditam em Cristo.
5. V. Epístolas pastorais: 1Timóteo, Tito e 2Timóteo
É muito possível que realmente só no ano 62 se tenha verificado a libertação do Apóstolo, seguindo-se depois uma viagem à Espanha, que planejara há muito (Rm 15.24), e mais tarde a Colossos (Fm 22), e outras cidades, sobretudo a Filipos (Fp 2.24) e a Éfeso (1Tm 1.3). Pelo menos é certo, que visitou a ilha de Creta, onde deixou Tito, que até então o acompanhava (Tt 1.5). Talvez em 64, da Macedônia, tenha escrito a sua primeira carta a Timóteo, que deixara em Éfeso (1Tm 1.3). Da mesma data deve ser a epístola a Tito. A 2Timóteo foi enviada de Roma, quando da segunda prisão de Paulo (2Tm 1.8,16; 2Tm 2.9), na companhia de Lucas (2Tm 4.11), entre 66 e 67. O Apóstolo sabe que não tarda a hora do martírio, aguardado com serenidade e confiança (cf. 2Tm 1.10-12; 2Tm 4.6-8).
1 Timóteo - 1:1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,
1.1 Esta carta foi escrita ao Timoteo nos anos 64 ou 65 D.C., depois do primeiro encarceramento do Paulo em Roma (Act_28:16-31). Aparentemente, Paulo tinha estado fora da prisão por vários anos, e durante esse tempo voltou a visitar muitas Iglesias na Ásia e Macedônia. Quando ele e Timoteo retornaram ao Efeso, acharam falso ensino difundido na igreja. Paulo tinha advertido aos anciões no Efeso para que estivessem alerta contra os falsos professores que indevidamente viriam logo depois de que ele saísse (Act_20:17-31). Paulo enviou ao Timoteo para que dirigisse a igreja no Efeso enquanto ele se transladava a Macedônia. dali escreveu esta carta de fôlego e instrução para ajudar ao Timoteo a enfrentar a difícil situação da igreja do Efeso. Mais tarde, Paulo foi detido novamente e levado de volta ao cárcere em Roma.
1.1 Paulo se chama a si mesmo apóstolo, ou seja um que é enviado. O foi enviado pelo Jesus Cristo para levar a mensagem de salvação aos gentis (Act_9:1-20). Para maior informação sobre o Paulo, veja-se seu perfil em Feitos 9.
1.1 Como chegou Paulo a ser um apóstolo por "mandato de Deus"? Em Act_13:2, o Espírito Santo disse através dos profetas: "me apartem ao Bernabé e Saulo [Paulo] para a obra a que os chamei". Por Rom_16:25-26 e Tt_1:3 é óbvio que Paulo recebeu a comissão diretamente de Deus.
1 Timóteo - 1:3 - Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas,
1.3, 4 Paulo visitou pela primeira vez Efeso em sua segunda viagem missionária (Act_18:19-21). Mais tarde, em sua terceira viagem missionária, permaneceu ali por quase três anos (Feitos 19; 20). Efeso, junto com Roma, Corinto, Antioquía e Alejandría, era uma das cidades maiores no Império Romano. Era um centro para o comércio, a política, e as religiões da Ásia Menor, e o lugar em que o templo dedicado à deusa Artemisa (Diana) estava localizado.
1.3, 4 A igreja do Efeso provavelmente estava infestada da mesma heresia que estava ameaçando à igreja no Colosas, o ensino que para ser aceito Por Deus, uma pessoa tinha que descobrir certo conhecimento escondido e tinha que adorar aos anjos (Col_2:8, Col_2:18). Pensando que isso lhes ajudaria em sua salvação, alguns efesios construíram histórias míticas apoiadas na história ou as genealogias do Antigo Testamento. Os falsos professores estavam motivados por seus interesses próprios e não pelos de Cristo. Enredaram à igreja em intermináveis e irrelevantes disputa e controvérsias, subtraindo tempo para o estudo da verdade. Hoje em dia também poderíamos entrar em discussões sem valor e irrelevantes, mas tais disputas rapidamente excluem a mensagem transformador de Cristo. Mantenha-se afastado de especulações religiosas e de argumentos teológicos sem sentido. Ao começo podem parecer inocentes, mas têm a intenção de nos desviar da mensagem central do evangelho: a pessoa e obra do Jesus Cristo. E eles consomem tempo que deveríamos usar para anunciar o evangelho a outros. Você deveria apartar-se de tudo o que lhe impeça de fazer a obra de Deus.
1.3-11 Há muitos líderes e autoridades hoje que demandam lealdade, muitos dos quais nos separariam de Cristo com tal de que os seguíssemos. Embora aparentem conhecer a Bíblia, sua influência pode ser perigosamente sutil. Como pode você reconhecer os ensinos falsos? (1) Promovem controvérsias em lugar de ajudar às pessoas a vir ao Jesus (1.4). (2) Com freqüência, são promovidas por aqueles cuja motivação é fazer-se de um nome (1.7). (3) São contrárias à verdadeiro ensino das Escrituras (1.6, 7; 4.1-3). Para proteger do engano dos falsos professores, você deveria saber o que a Bíblia ensina e manter-se firme em sua fé depositada só em Cristo.
Tito - 1:1 - Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,
1.1 Paulo escreveu esta carta no lapso entre sua primeira e segunda prisão em Roma (antes escreveu 2 Tmmoteo) para assessorar ao Tito em seu trabalho com as Iglesias na ilha de Giz. Paulo tinha visitado Giz com o Tito e o deixou ali para ministrar (1.5). Giz foi um centro de treinamento para os soldados romanos. portanto, houve uma considerável influencia pagã nesta ilha pequena. Por esta razão, a igreja em Giz necessitou uma liderança sólida.
1.1 Em uma frase curta, Paulo nos dá uma percepção clara de sua razão para viver. chama-se a si mesmo um servo (ou escravo) de Deus, isto é, um que está dedicado a obedecer a Deus. Esta obediência o conduziu a usar sua vida para pregar a mensagem de Cristo. Como descreveria você seu propósito na vida? A que oferece sua devoção? Para maior informação relacionada com o Paulo, veja-se em Feitos 9.
1.1 Paulo se autotitulaba "apóstolo". Embora não tinha sido um dos primeiros doze, Deus o comissionou para levar as boas novas aos gentis (veja-se em Act_9:1-16 os detalhes de seu chamado). A palavra apóstolo significa enviado. "Escolhido de Deus" se refere à eleição de Deus por seu povo, a Igreja.
2 Timóteo - 1:1 - Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
1.1 Esta carta tem um tom sombrio. Paulo estava prisioneiro por última vez, e sabia que logo teria que morrer. A diferença de sua primeira prisão em Roma, quando esteve em uma casa (Act_28:16, Act_28:23, Act_28:30) e pôde continuar ensinando, esta vez provavelmente estava confinado a um frio calabouço, esperando a morte (Act_4:6-8). No ano 64 D.C. o imperador Nerón tinha começado uma grande perseguição como parte de seu plano de transpassar aos cristãos sua própria culpa pelo incêndio de Roma. Esta perseguição se pulverizou através de todo o império e incluiu ostracismo social, tortura pública e assassinato. Enquanto Paulo esperava sua morte, escreveu uma carta a seu querido amigo Timoteo, um jovem que tinha sido como um filho para ele (1.2). Escritas aproximadamente nos anos 66/67 D.C., estas são as últimas palavras que temos do apóstolo Paulo. 
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2 Timóteo - 1:2 - a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
1.2 A segunda carta do Paulo ao Timoteo foi escrita entre dois e quatro anos depois da primeira. Timoteo foi seu companheiro na segunda e terceira viagem missionária, e Paulo o deixou no Efeso para que apoiasse à igreja ali (1Ti_1:3-4). Para maiores dados sobre o Timoteo, veja-se seu perfil em 1 Tmmoteo. Para mais informação sobre o grande missionário Paulo, veja-se seu perfil em Feitos 9.

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